Mudar o layout: Alinhar à esquerda Alinhar ao centro Alinhar à direita

Muito bem hospedado pela Bit7 Hospedagem - conheça os planos.

Usabilidoido
blog de Frederick van Amstel
Blog sobre Webdesign, ou melhor, Design de Interfaces Web, ou melhor, Arquitetura da Informa��o, ou melhor, Engenharia de Usabilidade, ou melhor: leia e discuta sem se preocupar com o nome.
Assunto Usabilidade
O sin�nimo imediato de usabilidade � facilidade de uso. Assim como voc� se beneficia de uma cadeira ergon�mica, se beneficia de uma interface ergon�mica. Para avaliar qu�o confort�vel � uma inteface, � preciso avaliar a sua facilidade de aprendizado, velocidade de uso e satisfa��o, entre outros fatores.

�ltimos

Cadastros s�o barreiras desnecess�rias

13.04.05

Comentaram:

N�o gosto de preencher cadastros, mas sou obrigado a fazer isso quase que semanalmente para experimentar novos servi�os gratuitos e pagos na Web. Antigamente costumava preencher cadastros falsos, mas a piada logo perdeu a gra�a.

N�o tenho dados estat�sticos, mas acredito que a maioria das pessoas odeie preencher cadastros e s� a minoria efetivamente os preenche. Fiz uma divertida enquete em �udio com meus colegas da faculdade de Comunica��o Social da UFPR sobre o assunto:

Cadastros s�o legais? [MP3] 3'88"

Jackson Sardá garante que gosta de cadastros.Note como na enquete, com exce��o do Jackson Sard� (o cara ing�nuo da foto), todos tem uma imagem negativa dos cadastros. Porqu� disso?

leia ainda mais

Padr�es s�o inevit�veis, at� no design

07.04.05

Comentaram:

N�o adianta torcer o nariz, a tend�ncia hoje � padronizar. O mercado exige e n�o � s� na Web, vide o exemplo da valoriza��o das certifica��es de qualidade ISO (International Organization for Standardization). Nos �ltimos 10 anos, m�dias e grandes empresas foram for�adas a se adaptar para atender as normas de qualidade que as certifica��es exigem. Ind�stria que n�o tem nem ISO 9001, perde muitos neg�cios porque ningu�m confia nela.

Hoje em dia, a primeira coisa que fa�o quando acesso o website de uma ag�ncia Web � verificar se o site dela adere aos webstandards ou pelo menos possui um job em destaque que � complacente aos padr�es. Assim j� fico sabendo se ela est� antenada �s mudan�as do mercado ou n�o. Empresa que se preste a trabalhar com tecnologia de ponta n�o pode comer mosca, fica pra tr�s rapidinho.

Por�m existe um tipo de padr�o que est� se estabelecendo na Web de forma n�o oficial e � preciso observ�-lo. Trata-se dos padr�es de usabilidade, ou melhor, Padr�es de Intera��o, porque possuem escopo mais amplo do que somente usabilidade.

Quer um exemplo r�pido?

Precisa explicar do que se trata e como se interage? Somente se o usu�rio estiver nos seus primeiros dias de Internet ele n�o reconhecer� a ferramenta de busca. O usu�rio reconhece a forma e relaciona com sua experi�ncia pr�via com outros websites que usam um esquema parecido.

leia ainda mais

Argumentando em favor da usabilidade

27.03.05

Comentaram:

Assim que terminei de ler meu primeiro livro sobre usabilidade, o Homepage: Usabilidade do Nielsen, fiquei todo empolgado para aplicar a "cartilha" no meu trabalho. Em pouco tempo percebi que n�o era t�o f�cil quanto o Nielsen falava, as coisas n�o eram t�o simples assim.

"Se o cliente quer a logomarca animada, n�o d� pra dizer n�o", dizia o diretor da ag�ncia de propaganda em que trabalhava. As poucas palavras que repetia do livro do Nielsen n�o eram suficientes para convencer o cliente de que essa era uma id�ia infeliz.

Tive que desenvolver meu pr�prio discurso sobre o assunto para poder convencer o pessoal da ag�ncia (e consequentemente, os clientes) de que animar a logomarca � chato.

Recebi esses dias um email de um leitor que est� numa situa��o parecida com a que passei e acho interessante compartilhar minha experi�ncia com voc�s:

leia ainda mais

Tem diferen�a usabilidade e interface?

24.03.05

Comentaram:

Hoje um leitor no MSN me perguntou qual a rela��o entre os termos "usabilidade", "interface" e "navegabilidade". N�o � s� ele quem tem d�vidas sobre esses assuntos. Os tradutores do livro "N�o me Fa�a Pensar" de Seteven Krug, traduziram "usability" como "navegabilidade", apesar de que no Brasil j� us�vamos h� anos a tradu��o cognata do termo "usabilidade".

O leitor Milano fez uma cr�tica ferrenha sobre essa mania estadunidense de criar termos s� para vender seu peixe. O resultado � que sofremos uma enxurrada de termos t�o parecidos que � dif�cil definir onde termina um e come�a outro.

Como voc�s ver�o na conversa, vejo o fen�meno como inevit�vel ao processo. Se est�o sendo criadas coisas novas, � preciso dar uma de Ad�o e dar nome �s elas. Como n�o temos o discernimento absoluto de Deus, temos que nos contentar com nomes meramente aceit�veis.

leia ainda mais

Palestra online sobre Usabilidade

Para quem não pôde assistir no ano passado, a Ilearn está promovendo seu novo ciclo de palestras gratuitas online dias 18 e 21 de janeiro, com vídeoconferência e tudo. Falarei sobre a importância da Usabilidade e o Prof. Bechara falará sobre webstandards, dois assuntos quentíssimos. Como as palestras não serão gravadas e o número de vagas é limitada, corra e se inscreva já. Mesm quem n�o estiver interessado no assunto, vale � pena s� pra ver a ferramenta que eles desenvolveram em Flash para confer�ncias online. No Brasil, funciona melhor que o Breeze da Macromedia, pode acreditar.

Quem quiser dar uma espiada nos slides, ainda tenho que fazer algumas alterações, mas o da palestra anterior está disponível nessa nova seção do site.

comente aqui

Tem mais posts l� em cima.