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Programa de mudança organizacional

Programa de mudança organizacional para priorizar a experiência do usuário no desenvolvimento de tecnologias, espaços e eventos. Esse programa envolve uma série de atividades: consultoria, treinamentos, coaching, etnografia da cultura organizacional, planejamento de espaços para cocriação e o que mais for necessário para estimular a mudança.

Experiência do usuário

A experiência do usuário é um termo abrangente que inclui vários aspectos:

  • Regras de negócio (que impactam o usuário)

  • Usabilidade (facilidade no uso de interfaces)

  • Design de interação (reconhecimento da marca pelas interações)

  • Design de serviços (sensação de continuidade entre os canais de interação com a empresa)

  • Arquitetura da informação (organizar conteúdos em portais, sistemas de ajuda, ou bases de conhecimentos)

O programa trabalha todos esses aspectos em treinamentos práticos e divertidos, adaptação de métodos para a realidade da empresa, transferência de tecnologia, coaching dos profissionais que desejam se especializar na área, estímulo à cocriação e colaboração entre equipes.

Experiencia usuario

Objetivo do programa

A priorização da experiência do usuário acontece quando todos os membros da organização compreendem a importância do assunto e sabem como o seu trabalho contribui para isso. Nesse grau de desenvolvimento, a experiência do usuário passa a guiar o desenvolvimento de soluções desde seu início, muito antes de existir uma interface. Isso é importante, pois muitas vezes um problema de usabilidade aparentemente simples pode não ser solucionado devido a uma regra de negócio que não considerou o ponto de vista do usuário.

Além do objetivo geral, o programa possui objetivos específicos que são definidos pela organização. Alguns exemplos:

  • Compreender a importância dos estudos em experiência do usuário;

  • Conhecer os principais conceitos, técnicas e métodos que norteiam o design de soluções com foco em usabilidade;

  • Executar atividades com foco no usuário e na facilidade de uso;

  • Ter insumo instrucional para lidar com os desafios do dia a dia presentes em demandas de baixa e média complexidade.
Frederick treinamento

Prazo

  • O objetivo do programa deve ser alcançado em 2 anos;

  • A primeira fase dura 2 meses;

  • As demais fases serão planejadas em conjunto com o cliente ao final da primeira fase;

  • O objetivo da primeira fase é receber um diagnóstico da situação, ter um contato inicial com o assunto e avaliar a abordagem de trabalho do consultor.

Primeira fase

  • Criar um espelho para a organização enxergar o grau de prioridade que a experiência do usuário tem no desenvolvimento de soluções;

  • Disseminar um vocabulário de palavras para falar sobre o assunto;

  • Panorama de métodos de desenvolvimento focados em experiência do usuário (UXCards);

  • Capacitação na realização de um método específico: teste de usabilidade;

  • Capacitação no planejamento orientado à experiência do usuário (UXCanvas);

  • Estímulo à cocriação entre analistas, desenvolvedores e designers (kit de cocriação);
Visico toolbox2

Fases posteriores

O final da primeira fase é uma oportunidade para avaliar se o programa terá continuidade ou não. Caso haja interese, o planejamento das próximas etapas será feito em conjunto com o cliente, de acordo com as necessidades, estratégias e curiosidade da equipe.

Outras atividades que podem ser desenvolvidas no programa:

  • Coaching de projeto piloto focado na experiência do usuário (desenvolvimento de um novo produto ou redesenho de produto existente);

  • Oficina de cocriação com clientes e parceiros para tornar a experiência do usuário uma estratégia de inovação aberta (compartilhar conhecimentos);

  • Planejamento de espaços de trabalho para estimular a cocriação e criatividade internamente (divisão por áreas, mobiliário e decoração);

  • Treinamentos específicos em design de interfaces para softwares, avaliação heurística, pesquisa etnográfica, design de serviços (jornada do usuário, pontos de contato, planta baixa do serviço), integrando experiência do usuário no desenvolvimento ágil (Lean, SCRUM, XP, etc) e outros.

Custo

O programa é customizado de acordo com as necessidades da organização. Entre em contato para receber uma proposta.


Dicas

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Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 30/03/2015

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