Transparência e design afetivo

Esbarrei no HD externo de meu amigo, caiu no chão e quebrou a cabeça de leitura. Lá se foram 80 GB de dados, alguns sem backup. Para recuperar, somente mandando numa oficina cirúrgica, que cobra o olho da cara. Outro amigo que presenciou a cena tentou consolar: "olha só, é um problema de Usabilidade: o cabo de USB soltou na queda, mas ele poderia ter segurado, poderia ter uma trava". Claro que isso não diminuiu meu sentimento de burrice nem um pouco.

Levei num técnico especializado em reparo de hard-disks e descobri um submundo. Na oficina dele, haviam centenas de HDs esperando para serem consertados. Diz ele que o negócio tá crescendo muito porque os fabricantes competem em quantidade e não qualidade, ou seja, vale mais à pena fazer dois HDs meia-boca do que um de qualidade. 

Tudo bem que eles são obrigados a trocar um HD defeituoso na garantia, como é o caso do meu amigo, por um novo, mas a maioria das pessoas não sabe disso e simplesmente joga fora o HD defeituoso. 

Na opinião do técnico, HDs externos como o do meu amigo não são adequados para a mobilidade que os fabricantes propõem, já que não tem resistência alguma a quedas e sacudidas. 

Coincidência ou não, o HD que caiu era igualzinho ao da propaganda abaixo e estava exatamente na mesma posição quando esbarrei. Nunca faça isso, pois a probabilidade de cair quando você usar o teclado do laptop é muito grande.

Propaganda WD Passport

O técnico me disse que quando as pessoas manipulam um HD interno elas são super cuidadosas, mas quando está num case USB, como no HD externo, elas tratam com o mesmo desleixo da garota propaganda acima. O case parece tão confiável e robusto que você pode até carregar no bolso.

HD de bolso!

O técnico disse que algumas pessoas nem sabem que dentro do case tem um HD comum, menor e mais delicado. Acham que é só um pendrive grandão...

Quem sabe se o case fosse transparente, as pessoas não tomariam mais cuidado? Fiz um modelo rápido de como ficaria isso no Google Sketchup, juntando modelos prontos criados por usuários. Primeira vez que mexi nesse software. Achei super-fácil, mesmo para quem nunca modelou nada em 3D.

HD externo com case USB

A Western Digital até tem um modelo de HD interno com case transparente, mas é focado no público Geek que supostamente seria curioso para ver as entranhas da máquina funcionando. Para o público leigo, a transparência inspiraria não curiosidade, mas medo. Venderia muito menos, mais duraria muito mais

Por outro lado, a transparência física poderia contribuir para uma imagem corporativa de transparência com o consumidor. A Apple conquistou uma legião de adoradores quando lançou os iMacs com case translúcidos multi-coloridos. Johnattan Ive diz que foi numa fábrica de doces para se inspirar no uso da transparência no design. A técnica fez tanto sucesso que foi copiada em diversos produtos eletrônicos e, mais recentemente, produtos de plástico em geral.

Evolução da transparência do iMac

Transparência é um poderoso recurso para o design afetivo. Pode causar atração ou repulsão, ensinar ou alienar, diferenciar ou homogeneizar, dependendo do caso. Essa característica ambígua demonstra como a escolha de materiais no Design não é  algo trivial, mas envolve questões psicológicas e comportamentais bem complicadas, mas com grandes perspectivas de retorno.

Fred van Amstel ([email protected]), 24.09.2008

Veja os coment?rios neste endere?o:
http://www.usabilidoido.com.br/transparencia_e_design_afetivo.html