Teatro do Oprimido na Educação em Design de Interação

A pesquisa sobre Educação em Design de Interação têm apontado para a necessidade de rever a prática reflexiva do ateliê de projetos frente ao uso crescente do material digital para intensificar opressões. Dentre as pedagogias críticas que estão sendo consideradas para trabalhar com esse fenômeno, o Teatro do Oprimido oferece um arsenal de técnicas para encenar, analisar, criticar e mudar situações cotidianas que reiteram opressões históricas entre grupos sociais. Essas técnicas permitem envolver ativamente o corpo no processo pedagógico, além de promover a criatividade estética e a participação democrática. Mais do que isso, revelam a dimensão política do projeto de interação e seu potencial para lutar contra a opressão.

Teatro do Oprimido na Educação em Design de Interação [PDF] 2 páginas

Atividades realizadas

Jogo dramáticos

Teatro Jornal

Teatro imagem

Teatro fórum

Como citar

AMSTEL, Frederick M.C. van. Teatro do Oprimido na Educação em Design de Interação. In: PROPOSTAS DE MINICURSOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 18. , 2019, Vitória. Anais Estendidos do XVIII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, oct. 2019 . p. 11-12.

Fred van Amstel ([email protected]), 25.10.2019

Veja os coment?rios neste endere?o:
http://www.usabilidoido.com.br/teatro_do_oprimido_na_educacao_em_design_de_interacao.html