Submenus detonam simetria da Mercedes

Qual deve ser o papel da homepage de uma montadora de carros luxuosos? Anunciar promoções? Nem pensar. Demonstrar toda a gama de produtos que ela vende? Não. Mostrar os últimos lançamentos? Talvez. Mostrar o valor agregado à marca? Sim!

O usuário abre o site da Mercedez Benz USA e é alvo de uma pequena introdução em Flash falando sobre a tradição da montadora e um evento de promoção de vendas. A cada nova versão da home, o design da página é cuidadosamente adaptado para manter a consistência na simetria, balanço e contraste. Pra mim, essa é uma das melhores homes que já vi.

Homepage do site da Mercedes USA

Só não gostei muito daquele menu "Models", que causa uma autêntica cascata de submenus. Veja como a página fica desfigurada:

Submenu em tres niveis de hierarquia

Submenus voadores em cascata não são nada elegantes. Tá certo que eles permitem uma navegação mais direta para quem já sabe onde quer chegar, mas acredito que poucos consumidores saberão de ante-mão a diferença entre um Sedan E350 e um E320. Melhor seria ter o submenu apenas no primeiro nível e a página de cada categoria apresentaria uma listagem mais completa, como essa:

Listagem de sedans

O pior daquele submenu é que ele induz o usuário a fazer comparações entre os modelos com base apenas nas parcas informações que ele exibe no terceiro nível da hierarquia. Apesar de constar lá o botão "Compare this vehicle", ele é o último do menu e pode passar despercebido.

Aliás, o serviço de comparação me chamou a atenção. Ele permite comparar um modelo com os modelos equivalentes da concorrência. É preciso coragem pra fazer isso:

Comparacao entre um Mercedes e um Audi

O site da Mercedes ainda possui muitas outras boas idéias. Trata-se de uma experiência muito bem projetada.

Fred van Amstel ([email protected]), 05.07.2005

Veja os coment?rios neste endere?o:
http://www.usabilidoido.com.br/submenus_detonam_simetria_da_mercedes.html