Submarino beta: persuasão e usabilidade podem estar juntos?

Quem já trabalhou no design de ecommerce sabe quão difícil é balancear a persuasão com a usabilidade. Destacam-se preços, dificulta-se a localização de informação; minimizam-se os elementos visuais, perde-se o estímulo à compra por impulso. Às vezes, poluição visual vende mais, às vezes, menos. Como saber o melhor jeito? Testando.

O Submarino saiu na frente novamente e lançou uma versão beta para avaliação em sua rede de afiliados. Ao invés de esconder o que andam fazendo da concorrência, resolveram escancarar. Tudo bem que não há muito novidade, já que, como sempre, é um benchmark da Amazon.com, mas abrir à crítica pública é novidade nesse ramo.

Já recebi muitas propostas de programas de afiliados em meu blog, mas só aceito quando o nível de usabilidade do parceiro não impede que meus usuários comprem o produto anunciado, transformando o programa de afiliados num programa de propaganda gratuita. A loja do Submarino é uma das únicas que passou em meu teste de qualidade. Por esse comprometimento, resolvi enviar algumas pequenas observações e sugestões de melhorias sobre o novo design para a equipe do Submarino.

Quem tiver opiniões diferentes da minha, manifeste-se.

Tela do novo Submarino Tela do novo Submarino Tela do novo Submarino Tela do novo Submarino Tela do novo Submarino

Estes screenshots anotados foram feitos com o Jing, um software gratuito muito prático para esse fim. Estão estourando o layout do blog, eu sei, mas acho que é o melhor jeito de ver.

No geral, achei excelente o novo redesign. Conseguiram ser mais elegantes do que a própria Amazon. Só falta equiparar-se em termos de persuasão que, no caso da Amazon, acontece pelos recursos de cruzamento de dados que ela faz (quem comprou este livro comprou também, recomendações pessoais, etc).

Fred van Amstel ([email protected]), 08.10.2008

Veja os coment?rios neste endere?o:
http://www.usabilidoido.com.br/submarino_beta_persuasao_e_usabilidade_podem_estar_juntos.html