Recursos para contraste e harmonia

O contraste é uma oposição acentuada entre duas ou mais coisas, sendo que uma se sobressai perante as demais. A harmonia é exatamente o contrário: as coisas concordam entre si, não há competição. Há contraste e harmonia em tudo no mundo, mas é nas artes onde eles são mais observados. Para criar um layout dinâmico, é indicado usar recursos de contraste e para um layout mais tranquilo, as de harmonia, por exemplo.

No entanto, uma peça completa requer a sinergia entre as duas classes de técnicas, já que o contraste incentiva à interatividade e a harmonia impede a confusão e cansaço do usuário. A própria combinação de contraste e harmonia é contrastante e harmônica ao mesmo tempo. É como a natureza do pólos elétricos: os opostos se atraem e quando se encontram, ocorre uma descarga de energia (contraste) até que se equilibrem (harmonia). Ou seja, não há como separar um do outro, por mais que se tente evitar um dos lados, sempre haverá contraste e harmonia nas peças.

Esse módulo do curso Direção de Arte e Usabilidade apresenta alguns recursos de contraste e harmonia, incluindo exemplos de aplicações em websites.

Slides

[ Tamanho maior ]

Fred van Amstel ([email protected]), 09.11.2005

Veja os coment?rios neste endere?o:
http://www.usabilidoido.com.br/recursos_para_contraste_e_harmonia.html