Moda e identidade social

Hugo Sant´ana apresentou um pôster interessantíssimo no 7° P&D Design sobre o papel da moda na formação da identidade do sujeito. Para Hugo, escolhemos o design dos artefatos que usamos com base nas tendências da moda vigentes no grupo em que desejamos ser aceitos ou incluídos. A moda influencia os móvies de nossas casas, nossos carros, nossos websites, nossos telefones celulares e, principalmente, nossas roupas.

Designers gostam de vestir roupas fora da moda padrão com o objetivo de se diferenciar, mas no congresso de Design ficou nítido que mesmo os mais ousados não estavam sós, ou seja, estavam identificados com um determinado grupo social.

O próprio Hugo, por exemplo, era um dos poucos que estava vestido com vestimentas consideradas formais em nossa sociedade (veja na foto), mas certamente não estava sozinho. Certamente queria reforçar com sua indumentária o profissionalismo de sua pesquisa, uma das mais bem embasadas que encontrei em todo o P&D. Confira o bate-papo com ele sobre o assunto:

Moda e identidade social [MP3] 10 minutos - 1,8 Mb

Fred van Amstel ([email protected]), 12.08.2006

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