Flash em quiosques

Uma empresa africana escolheu o Flash para os quiosques multimídia que fabricam principalmente porque ele melhora a usabilidade do produto. Ele também apresenta tempo de resposta muito rápido, manipula qualquer mídia, é leve e mais fácil de produzir do que ferramentas similares.

Ainda não trabalhei em nenhum projeto do gênero, mas acredito que eles serão cada vez mais usados para enriquecer experiências de compras offline, principalmente em livrarias, lojas de brinquedos, eletrônicos e etc. Parei para pensar como cuidar da usabilidade num quiosque.

Lembrei-me de uma recente discussão no fórum da Macromedia, foi dito que não se devia usar rollOvers nem startDrag (arrastar).

Outra coisa importante é tornar as áreas de ação (frame "Hit") muito, muito grandes, porque:

Uma outra dica que achei no fantástico Google diz que é importante dar retorno a cada clique, senão o usuário fica clicando feito um louco, porque a tela touchscreen não imprime força contrária como botões do teclado. E não adianta só colocar um estado alterado do botão no frame "Down" do botão, porque o clique o tempo em que o dedo toca a tela é tão rápido que nem dá tempo de ver a alteração. Sugiro deixar por padrão no estado "apertado" por meio ou 1 segundo depois do clique.

A posição em pé com o pescoço curvado é extremamente cansativa então, não espere que alguém vá ficar mais de 5 minutos na frente da máquina. Não use animações inúteis, somente se for conteúdo ou transição curta. Isso significa textos curtos também.

Se for usar hiperlinks nos textos (te dou um beijo se fizer isso), formate-os bem destacados. Sublinhado não basta. Sugiro colocar uma borda em volta, aumentar a fonte e negritar.

Fred van Amstel ([email protected]), 11.12.2003

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