Dedo no Globo Media Center

Laura Lessa, arquiteta da informação da Globo.com, pediu a opinião do pessoal da Aifia-pt sobre o mais novo produto da empresa. Participei da discussão e coloquei meus pontos a melhorar. Não é que ajudou? No re-design os problemas que identifiquei foram quase todos eliminados, acompanhe:

Gostei do rollover nos thumbnails dos vídeos, porém aquele menu contextual que aparece atrapalha e só adiciona uma opção ou duas opções, logo pode ser cortado. Uma solução seria fazer igual na playlist, um íconezinho no canto inferior direito da imagem e ainda aceitar o movimento arrastar-e-soltar
para dentro da playlist (o problema é que teria que diminuir o número de linhas na tabela dos vídeos se isso fosse habilitado). (...)

Outra coisa que percebi agora no caso dos rollovers lá no catálogo de vídeos. Se houvesse um vão entre cada uma das caixas seria possível alternar entre o thumbnail e a descrição. Do jeito que está, se eu desejo alternar, sou obrigado a rolar sobre outro thumbnail e aí vem outras informações que não tem nada a ver, enfim, ruído.

Resolveram esse problemas muito bem com uma moldura que aparece depois de um segundo do mouse em cima, com a tal área morta entre um vídeo e outro. Destaca o filme e abre mais espaço para o texto ser maior. O chato é que a área de ação não inclui o texto descritivo. Algumas pessoas tem a mania de passar o mouse por cima do que estão lendo, sem falar que esse comportamento é inesperado.

A área de ação deveria incluir toda a área da caixa, até à sua borda. O ícone de "Adicionar à Playlist" poderia ser só um símbolo +. Do jeito que está, parece pouco definido.

Sobre os rótulos "Passe livre" e "Na íntegra", ainda acredito que estão causando ruído. O primeiro poderia ser representado escurecendo ou esbranquiçando os vídeos que não podem ser vistos e o "Na íntegra" poderia ser um ícone com uma sequência de três quadradinhos ou algo do gênero.

na barra colorida ao lado, os rótulos tem que ser clicáveis pelo menos para abrir. A área do botão "+" é muito pequena (vide lei de Fit)

Mudaram mesmo. Está como disse. Aliás, esse menu está muito bem feito. A codificação por cores para identificar as áreas foi uma idéia colorida e eficaz. Só acho que nos cabeçalhos do catálogo de vídeo, o vermelho e o laranja estão muito parecidos.

o ícone da playlist que indica que um vídeo está tocando não precisa ficar em movimento e não precisa ser tão grande. Até fica engraçado a cara do José Genoíno com aquela seta enorme piscando sobre a cabeça dele, parece algo como uma mira do Counter Strike, sei lá.
Ainda está assim, mas a playlist conseguiu ficar ainda melhor com o rollover que revela o título do vídeo. Reparei que o botão para avançar e voltar a lista (nos cantos extremos) estão com áreas pequenas demais. É preciso muita precisão para controlá-los. Ainda acho que poderiam ser ativados só de passar o mouse por cima.

Implementaram uma busca avançada engenhosa. A opção "destacar o player" é uma grande idéia para eliminar o ruído da página e até mesmo para quem está vendo uma matéria, enquanto lê emails, conversa no MSN e etc. Porém, acredito que o rótulo "isolar o player" seria mais adequado. A caixa Ao Vivo foi uma grande sacada, mas fico pensando como eles conseguem sincronizar com o broadcasting da televisão. O Guia com os destaques da programação também foi uma grande idéia. Porém com o rótulo "Guia do GMC" ao lado de "Tour Virtual" e "Ajuda", ele parece ser mais um botão de ajuda. Melhor "Guia de Programação" ou "Destaques da Programação". Na verdade, acho que ele deveria ter um destaque maior (um vermelhinho caia bem), para ter mais distinção dos botões de ajuda.

Lá nos states, um provedor de banda larga lançou um serviço parecido. O diferencial é que a interface é super-diferente, parece mais interativa, apesar de não ter testado. Ao invés de usar o mídia player eles colocam os vídeos direto no Flash, o
que permite isso. A Laura disse que todas as tentativas deles de fazer isso acabou resultando num vídeo muito mais pesado. Não sei se tentaram usar o Flash Communication Server, mas dei a dica.

No geral, é um trabalho admirável que dá orgulho de ser brasileiro. Não esperava isso da Rede Globo, pela sua posição histórica conservadora. Talvez sejam só um bando de lunáticos lá dentro fazendo acontecer e passando desapercebidos, ou então, os novos tempos estão mesmo forçando as grandes empresas a se flexibilizarem.

Fred van Amstel ([email protected]), 13.07.2004

Veja os coment?rios neste endere?o:
http://www.usabilidoido.com.br/dedo_no_globo_media_center.html