Corporeidade e interfaces tangíveis

Na segunda aula de Fundamentos de Design de Interação discutimos o conceito de corporeidade. A idéia básica é que a cognição não é um fenômeno localizado na mente e sim algo que acontece na interação entre ser-vivo e o ambiente através de seu corpo. Segue o áudio da discussão em sala:

Corporeidade no Design de Interação [MP3] 1:43h 47 mb

O Nintendo Wii é um dos primeiros produtos digitais a incorporar (literalmente) gestos, aproveitando seu potencial de expressão e envolvimento. Por isso, após a aula, os alunos foram convidados a bolar um conceito de jogo para o Wii que trabalhasse com o corpo e o tema violência, explorado na primeira aula. Os que mais gostei foram:

ReferWii, criação do Luis Felipe, é um jogo para treinamento de árbitros. Se o cara errar muito, a torcida invade o campo e o árbitro ou bandeirinha é obrigado a se defender como pode!

E o Julio Vedovatto criou o MalhaJudas! em que os jogadores competem pra ver quem consegue detonar o boneco judas mais rápido. Me lembrou um bonus level do Street Fighter em que era preciso detonar um carro. Eu adorava, porque diferente dos outros lutadores, o carro ia mudando conforme levava porrada.

Inspirado no MalhaJudas! fiz um hack juntando o controle do Wii e o boneco da Neostream. Disseram que é bom pra botar pra fora a raiva.

Fred van Amstel ([email protected]), 31.07.2008

Veja os coment?rios neste endere?o:
http://www.usabilidoido.com.br/corporeidade_e_interfaces_tangiveis.html