Agenciamento Mediado e Implicações Éticas para o Design de Interação

Artigo submetido ao II Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade. Este artigo é um resumo do original em inglês.

Resumo

A Ética é pouco discutida dentro do Design de Interação em função da reduzida perspectiva crítica que os discursos deterministas e não-deterministas proporcionam à análise da relação entre a tecnologia e a sociedade. Nos discursos de design centrado no usuário, é comum a defesa do empoderamento do usuário, mas por uma perspectiva crítica é possível contra-argumentar que, se as pessoas são tratadas como meros usuários, elas estão sendo privadas do verdadeiro poder: o poder de readaptar e co-criar os artefatos de que se apropriam. Esta é uma questão ética importante porque, dadas as possibilidades do que fazer, considera-se o que se deve fazer.

Agenciamento Mediado e Implicações Éticas para o Design de Interação [PDF] 188kb ~ 7 páginas

Como citar

van AMSTEL, F. M. C. Agenciamento Mediado e Implicações Éticas para o Design de Interação In: Anais do 2o. Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade, 2007;

Fred van Amstel ([email protected]), 20.07.2007

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