10 razões porque eu não faço listas de 10 razões

Quando comecei a estudar usabilidade, me tornei mais um clone do Jakob Nielsen até perceber que suas regras eram, na verdade, opiniões. Lendo a opinião de outros autores, comecei a formas as minhas próprias. Não acho adequado, por exemplo, publicar uma lista todo ano com os 10 Maiores Erros do Web Design, como faz o Nielsen. Na verdade, não acho adequado nenhuma dessas listas de "os 10 mais bla-bla-bla" por 10 razões:

  1. Parece que o assunto foi esgotado nos 10 itens e não existe mais nada além disso
  2. Dá a impressão de que por possuir ou evitar os 10 itens, o assunto está resolvido
  3. Em geral, não é fruto de discussões, mas sim da visão limitada de apenas uma pessoa
  4. Enfatiza a decoreba e não o entendimento
  5. Sempre há exceções à regra
  6. No Brasil não temos o costume de fazer listas de 10 mais tanto quanto os estadunidenses têm
  7. Essas listas são chatas

Antes mesmo de começar este blog já tinha em mente que era preciso adaptar o conhecimento de usabilidade adquirido dos estadunidenses para a realidade brasileira. Na verdade, até mesmo o próprio Jakob Nielsen admite que é preciso adaptar a interface de softwares de acordo com a cultura, que dirá então de uma metodologia de trabalho?

Já disse que os 200 dólares do Nielsen são demais para a maioria dos projetos por aqui e dei algumas dicas de como fazer testes de usabilidade a custo zero. Discordei dos gurus estadunideses, apoiando que estética vem antes da usabilidade e, pior, insinuando que estética seria mais importante do que usabilidade na Web. Confessei que prefiro caminhos belos ao invés de caminhos rápidos. Cruzei Semiótica com Arquitetura da Informação. Falei sobre webstandards com amor e carinho. Até traduzi um roteiro de perguntas feito especialmente para desmontar clones de Nielsen!

Com uma postura crítica e realista, estou tentando trazer esse conhecimento disponível em sua maioria em inglês para nossa língua. Se todos aprendêssemos bem inglês nas escolas, cada um de vocês poderia fazer isso por conta própria, mas infelizmente a maioria de vocês depende de tradutores como eu.

Fred van Amstel ([email protected]), 01.11.2005

Veja os coment?rios neste endere?o:
http://www.usabilidoido.com.br/10_razoes_porque_eu_nao_faco_listas_de_10_razoes.html