Usabilidoido: Menu Principal

English Website


O fim das desculpas para não fazer pesquisa com usuários

Tudo o que você precisa saber para fazer.

Pesquisa, a expansão da consciência

Em minha experiência de academia e mercado, cheguei à conclusão que não se faz pesquisa com usuários em projetos não por falta de recursos, mas por falta de conhecimento. Não se sabe o que é, pra quê serve, quando fazer e como fazer. Quando o profissional sabe o que é possível fazer, sempre consegue encaixar algum tipo de pesquisa, por menor que seja.

Essa foi umas das forças motivadoras para fundar o Instituto Faber-Ludens. Expliquei esse ponto na palestra do Encontro de Webdesign em 2007. Com o Instituto, queremos promover pesquisa de qualidade no Brasil, pois somente assim chegaremos à tão desejada inovação econômica, política, social. Em se tratando de Design de Interação, falo de pesquisa com usuários, não de pesquisa técnica. A contribuição principal do Design de Interação não é a invenção de novas técnicas de produção e sim novas formas de aplicação da técnica, como expliquei na palestra sobre Ajax.

Se o problema principal é a falta de conhecimento, eis um esforço para tentar reverter isso: Criamos no Instituto Faber-Ludens um Guia Colaborativo que inclui uma seção sobre métodos de pesquisa. Se você conhece algum método, por favor, colabore e acrescente conteúdo. Se você não conhece, aproveite para conhecer. Uma referência sobre esse assunto é o wiki Design Methodology, mas está em inglês.

Tenho também uma aula do curso de especialização que fala um pouco sobre alguns dos métodos citados no Guia. Quero explicar com mais calma o assunto num livro ou artigo. Por enquanto, é o que tenho de mais completo.


Dicas

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou iTunes.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 19/08/2008

Palavras-chave

pesquisa    usuários    contexto    etnografia    campo    realidade    conhecimento    

Opções



Comentários

Discussão
Datena
22/08/08 às 20:30

Luis Roberto Demarco

Luiz Roberto Demarco
Almeida
Luis Demarco




Comente.






(aguarde que é demorado mesmo...)

Pegue um fruto.


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato