Salvem o Hipertexto!
por Frederick van Amstel
A forma de apresenta��o de conte�do canonizada na WWW � o Hipertexto, caracterizado pelos links. Entretanto, hoje � muito comum websites totalmente baseados no Shockwave Flash que desperdi�am esse interessante recurso. O resultado disso � conte�do pobre e intera��o pequena.
O conte�do � a alma do website; ele foi feito por sua causa. Ou pelo menos, deveria. J� a intera��o � a forma como � apresentado esse conte�do. Novamente, deveria ser. Porque isso � negligenciado dessa forma, ent�o?
Alguns webdesigners s�o facilmente seduzidos por novas tecnologias bruxuleantes. Fascinados pelas anima��es, sons e falsa interatividade que o Flash fornece facilmente, se esquecem de avaliar a utilidade desses recursos para transmitir conte�do. Colocam por colocar; ficou maneiro, tes�o.
Discutirei ao longo dessa coluna v�rios aspectos dessa tens�o, mas me atenho ao Hipertexto, agora.
A maioria dos sites em Flash possuem leitura extremamente linear. Tamanha � a pobreza em sites institucionais desse tipo que boa parte n�o ultrapassa os 4 links, quase sempre nessa ordem: Gente, existem milh�es de maneiras de apresentar esses conte�dos de forma mais indutiva, conduzindo o leitor ao que se quer que ele veja. � at� estranho que se convencionou essa ordem porque, pela quantidade superior de acessos que as se��es "trabalhos realizados" obt�m, deveriam ser prioridades em menus...
Fazendo uma analogia, os menus s�o muito mais parecidos com �ndices de manuais (chatos) do que com conversas com amigos (cativantes), proporcionados por textos "interlinkados". Lembre-se que nelas se pode esquivar de um assunto ou perguntar mais sobe outro. A pergunta � o clique.
� por isso que a maioria dos sites em Flash s�o ineficientes e frustram as expectativas dos clientes. A arquitetura da informa��o � muito prim�ria e o conte�do n�o � fixado pelo internauta porque quando ele se disp�e a ler um texto, sente uma quebra quando chega ao final. � for�ado a retornar para o menu para proseguir a leitura. Isso sem falar que � mania entre os Flashdesigners utilizar fontes min�sculas em seus websites.
Entretanto, quando digo texto, n�o me refiro apenas a conjuntos de caracteres utilizados para transmitir id�ias, mas qualquer elemento que possa ser considerado como conte�do. Imagens, sons e recursos interativos tamb�m est�o aptos a transmitir id�ias. Ou seja, a "linkagem" pode ocorrer entre todos os elementos de um website.
Agora, pense em tr�s dimens�es: uma esfera pontuada na sua superf�cie representando o conte�do de um website. Para qu� ir de ponto em ponto, tra�ando curvas pela superf�cie? � muito mais r�pido tra�ar retas pelo interior da esfera, indo direto ao que se quer. Mesmo um ponto de partida comum, como um menu, � um empecilho � navega��o fluida.
� uma tenta��o... Texto sublinhado em azul. Clique. Abre instantaneamente outro texto. D� ou n�o d� prazer? Al�m disso, � mestre em capturar a aten��o do usu�rio � s� perdendo para fotos � e ajuda a leitura din�mica (scanning) que as pessoas utilizam para ler na Internet. Realces em palavras s�o de grande valia nesse complexo procedimento.
Por isso o Hipertexto � considerado uma das maiores evolu��es no campo da Comunica��o no s�culo XX. O Flash j� d� sustenta��o para a t�o sonhada Hiperm�dia (onde se encontra texto, som, v�deo e mais) e pode se tornar cada vez mais importante na WWW. Basta que se apliquem esses conceitos.
Adendo pr�-textual
S� lembrando que ferramentas de busca como o Alltheweb j� indexam textos contidos dentro dos SWFs, os arquivos gerados pelo Flash. Isso � um fator muito importante na hora de planejar um website cujo conte�do � preponderante. Considere que a maioria dos internautas usam essas buscas para achar informa��es espec�ficas. Eles sentem pregui�a at� mesmo de procur�-las numa p�gina que sabidamente conter� tal conte�do.
Exemplos de bom uso de Hipertexto no Flash: