Salvem o Hipertexto!
por Frederick van Amstel
A forma de apresenta��o de conte�do canonizada na WWW � o Hipertexto,
caracterizado pelos links. Entretanto, hoje � muito comum websites totalmente
baseados no Shockwave Flash que desperdi�am esse interessante
recurso. O resultado disso � conte�do pobre e intera��o pequena.
O conte�do � a alma do website; ele foi feito por sua causa.
Ou pelo menos, deveria. J� a intera��o � a forma como � apresentado esse conte�do.
Novamente, deveria ser. Porque isso � negligenciado dessa forma, ent�o?
Alguns webdesigners s�o facilmente seduzidos por novas tecnologias
bruxuleantes. Fascinados pelas anima��es, sons e falsa interatividade que o
Flash fornece facilmente, se esquecem de avaliar a utilidade desses recursos
para transmitir conte�do. Colocam por colocar; ficou maneiro, tes�o.
Discutirei ao longo dessa coluna v�rios aspectos dessa tens�o,
mas me atenho ao Hipertexto, agora.
A maioria dos sites em Flash possuem leitura extremamente linear.
Tamanha � a pobreza em sites institucionais desse tipo que boa parte n�o ultrapassa
os 4 links, quase sempre nessa ordem:
- "sobre a empresa"
- "equipe"
- "trabalhos realizados"
- "contato"
Gente, existem milh�es de maneiras de apresentar esses conte�dos
de forma mais indutiva, conduzindo o leitor ao que se quer que ele veja.
� at� estranho que se convencionou essa ordem porque, pela quantidade superior
de acessos que as se��es "trabalhos realizados" obt�m, deveriam ser
prioridades em menus...
Fazendo uma analogia, os menus s�o muito mais parecidos com
�ndices de manuais (chatos) do que com conversas com amigos (cativantes),
proporcionados por textos "interlinkados". Lembre-se que nelas se
pode esquivar de um assunto ou perguntar mais sobe outro. A pergunta � o
clique.
� por isso que a maioria dos sites em Flash s�o ineficientes
e frustram as expectativas dos clientes. A arquitetura da informa��o
� muito prim�ria e o conte�do n�o � fixado pelo internauta porque quando ele
se disp�e a ler um texto, sente uma quebra quando chega ao final. � for�ado
a retornar para o menu para proseguir a leitura. Isso sem falar que � mania
entre os Flashdesigners utilizar fontes min�sculas em seus websites.
Entretanto, quando digo texto, n�o me refiro apenas a conjuntos
de caracteres utilizados para transmitir id�ias, mas qualquer elemento que possa
ser considerado como conte�do. Imagens, sons e recursos interativos tamb�m est�o
aptos a transmitir id�ias. Ou seja, a "linkagem" pode ocorrer
entre todos os elementos de um website.
Agora, pense em tr�s dimens�es: uma esfera pontuada
na sua superf�cie representando o conte�do de um website. Para qu� ir de ponto
em ponto, tra�ando curvas pela superf�cie? � muito mais r�pido tra�ar retas
pelo interior da esfera, indo direto ao que se quer. Mesmo um ponto de partida
comum, como um menu, � um empecilho � navega��o fluida.
� uma tenta��o... Texto sublinhado em azul. Clique. Abre instantaneamente
outro texto. D� ou n�o d� prazer? Al�m disso, � mestre em capturar a aten��o
do usu�rio � s� perdendo para fotos � e ajuda a leitura din�mica (scanning)
que as pessoas utilizam para ler na Internet. Realces em palavras s�o de grande
valia nesse complexo procedimento.
Por isso o Hipertexto � considerado uma das maiores evolu��es
no campo da Comunica��o no s�culo XX. O Flash j� d� sustenta��o para a t�o sonhada
Hiperm�dia (onde se encontra texto, som, v�deo e mais) e pode se tornar
cada vez mais importante na WWW. Basta que se apliquem esses conceitos.
Adendo pr�-textual
S� lembrando que ferramentas de busca como o Alltheweb
j� indexam textos contidos dentro dos SWFs, os arquivos gerados pelo Flash.
Isso � um fator muito importante na hora de planejar um website cujo conte�do
� preponderante. Considere que a maioria dos internautas usam essas buscas para
achar informa��es espec�ficas. Eles sentem pregui�a at� mesmo de procur�-las
numa p�gina que sabidamente conter� tal conte�do.
Exemplos de bom uso de Hipertexto no Flash: