Resenha: Actionscript MX: Documentado e Não-documentado
Autor: Dauton Janota
Editora Axcel Books, 2003

por Frederick van Amstel

O livro é perfeito para quem já está familiarizado com o ambiente de criação do Flash e percebeu que é possível incrementar e muito os filmes com o uso dos scripts. É recomendado também, aos desenvolvedores de Actionscript do Flash5 que desejam conhecer as grandes inovações do MX. O livro ainda serve para programadores com conhecimentos em outras linguagens.

O livro não é recomendado para designers que decidiram finalmente que irão encarar a linguagem de programação do Flash, a contra-gosto. O autor trabalha com linguagem técnica, objetiva e lógica, sem deixar muito espaço para explicação passo-a-passo, descontração ou analogias com o mundo real.

O grande mérito do livro é a objetividade e a clareza. Em nenhum momento, Dauton perde tempo com preciosismos e justificativas pragmáticas. Ele apresenta o Actionscript preto-no-branco, como ele é e como deve ser aplicado, sem complicação. A leitura é extremamente rápida e os exemplos são de fácil visualização, não sendo necessária a leitura na frente do computador.

O leitor do livro, se estudar com afinco, com certeza atingirá domínio sobre a linguagem Actionscript suficiente para chegar ao nível avançado por conta própria. A base formada pelos capítulos que tratam da sintaxe da linguagem é sólida.

Entretanto, quem espera um título que aborde com profundidade o tema, pode se desapontar. Dauton realmente apresenta tudo que está documentado e não-documentado de forma sistemática. Porém, não entra em detalhes em pontos mais obscuros como Shared Libraries, Shared Objects, ASSetPropFlags() e outros.

Os scripts de exemplo não são extensamente comentados, apenas o essencial é dito. No capítulo "Desenhando com Actioscript", há 20 códigos brilhantes e didáticos, mas sem comentários.

Quem acompanha a coluna de Dalton no Imasters vai reconhecer o contéudo dos capítulos de Workshop, que ocupam quase um terço do livro.