Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Entrevistas com Usurios

Entrevistas permitem descobrir quais são as expectativas do usuário e projetar para atendê-las, descartando idéias mirabolantes que nunca iriam dar certo.

Processo

O entrevistador recebe uma lista de informações que o cliente gostaria de obter com as entrevistas, bem como o briefing e especificações iniciais do projeto. Com base nas necessidades do cliente, o entrevistador elabora um planejamento da pesquisa especificando a amostragem do público, a abordagem e o resultado previsto.

As entrevistas podem ser mais quantitativas, quando as estatísticas são mais importantes, ou mais qualitativas, quando a profundidade é mais importante. Por contar com uma amostragem maior e mais selecionada, entrevistas quantitativas são mais precisas e mais caras. As qualitativas são mais fáceis de serem organizadas e geram informações mais completas e aprofundadas, porém, não servem para generalizações.

O resultado das entrevistas é um relatório com gráficos (caso possua dados quantitativos) e explicações das respostas dos entrevistados. Dependendo do tipo de entrevista, é possível gerar recomendações de usabilidade a partir dos dados encontrados.

Recursos

Entrevistas qualitativas podem ser realizadas por telefone ou pessoalmente e quantitativas podem ser enviadas por email ou formulários na Web.

Tempo

De 2 a 3 dias para planejar, executar e analisar os resultados de uma entrevista qualitativa com uma amostragem de 8 usuários, por exemplo.

Custo

Pesquisas qualitativas por telefone custam menos do que pesquisas presenciais. Pesquisas quantitativas custam mais, porque exigem maior nmero de pessoas a serem consultadas. Consulte-nos para um orçamento.


Dicas

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou iTunes.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 14/07/2005

Palavras-chave

Opes



Comentários



Pegue um fruto.


Voc merece.

Assine nosso contedo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentao do autor | Consultoria | Portiflio | Poltica de Privacidade | Contato