Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Do metaobjeto ao infraobjeto: analisando traços deixados por coletivos autogestionários em uma plataforma digital

Quer retribuir o compartilhamento livre de conhecimentos? Ajude a transformar aulas gravadas em textos.

Do metaobjeto ao infraobjeto: analisando traços deixados por coletivos autogestionários em uma plataforma digital

Coletivos Autogestionários (CAs) são um tipo de organização humana caracterizada pela prática da autogestão, ou seja, pelo exercício de poder compartilhado. CAs costumam usar plataformas digitais para se organizar, devido às possibilidades de estruturação que estas oferecem. Plataformas digitais, por sua vez, buscam se organizar a partir de seus usos através do Metadesign. Esta pesquisa descreve como se dá a interação entre o processo de organização em CAs e o desenvolvimento de uma plataforma digital projetada para acolhê-los. O estudo partiu de conceitos encontrados em pesquisa bibliográfica narrativa: Metaobjetos, Metaestruturação, Infraestruturação e Objetos Fronteiriços. Tais conceitos foram tornados concretos através de uma etnografia de traços realizada nos registros deixados pelos CAs na plataforma em questão (corais.org). Como resultado, a pesquisa identificou uma dialética meta-infra inerente ao processo de organização de CAs, além de um outro tipo de objeto de Design, o Infraobjeto.

Do metaobjeto ao infraobjeto: analisando traços deixados por coletivos autogestionários em uma plataforma digital [PDF] 10 páginas

Como citar

PELANDA, Mateus Filipe de Lima e VAN AMSTEL, Frederick M.C. Do metaobjeto ao infraobjeto: analisando traços deixados por coletivos autogestionários em uma plataforma digital. In: Anais do XXV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR. Toledo, Paraná, 2020.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 01/12/2020

Redes

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou Instagram.

Opções



Comentários



Comente.





(aguarde que é demorado mesmo...)



Pegue um fruto.


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba as novidades!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Website internacional | Política de Privacidade | Contato