Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Design de Interação

Planejamento estratégico de softwares em que se consideram aspectos sociais que moldam e são moldados pelo software, tais como cultura, identidade, comportamento, fluxos de trabalho e colaboração.

Para demonstrar como o planejamento deve ser aplicado na prática, são gerados documentos especificando modelos conceituais, papéis e privilégios de usuário, mapas de ambientes, curvas de aprendizado, fluxogramas de interação, sistemas de atividade, dentre outros.

Processo

Todo projeto de software inicia a partir de pressuposições sobre como será usado pelas pessoas. Muitas vezes esse conceito é baseado numa visão reducionista da realidade social, ou seja, balisado em estereótipos e achismos de profissionais que não possuem a mesma vivência social dos usuários.

A fase de design de interação visa justamente adequar o conceito do software para a realidade social a partir da pesquisa e planejamento social. O objetivo é que o software se adapte ao comportamento das pessoas e não o contrário.

Assim como ambientes físicos são projetados de acordo com o conhecimento sobre as atividades das pessoas, ambientes virtuais também devem se basear no que as pessoas já fazem e o que poderão fazer com o novo ambiente. Planejar esta relação requer verdadeira comprensão da cultura em questão, pois as dinâmicas sociais dependem dos valores, crenças, linguagens e símbolos usados pelo grupo social.

Na fase de pesquisa, a realidade social relevante ao projeto é investigada visando experimentar e definir requerimentos sociais para o software. Em seguida, é feito o planejamento interativo das características sociais do software junto a interessados (profissionais e usuários). O planejamento é expresso em diferentes tipos de documentos.

Tipo de projeto

O Design de Interação é crucial para projetos de softwares web voltados para a colaboração entre múltiplos usuários, serviços Web 2.0, redes sociais, jogos online, comunidades virtuais, educação a distância e outros projetos similares.

Eis alguns cases que foram desenvolvidos a partir da visão social do design de interação:

Tempo

De 5 a 15% do prazo de um projeto.

Custo

O custo depende de uma série de fatores:

  • experiência com a cultura
  • diversidade de públicos
  • complexidade do software
  • concorrência
  • grau de inovação almejado

Antes de fazer um orçamento, é preciso uma boa conversa por telefone, Skype ou presencial.


Dicas

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou iTunes.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 22/12/2007

Palavras-chave

Opções



Comentários




Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato