An�lise Heur�stica USP.br

22/06

1 - Visibilidade e reconhecimento do estado ou contexto atual, e condu��o do usu�rio

2 - Leitura e compreens�o do conte�do: legibilidade, est�tica e densidade

3 - Controle do usu�rio sobre o processamento de suas a��es no portal

4 - Flexibiliza��o de uso �s prefer�ncias do usu�rio

5 - Preven��o de erros

6 - Consist�ncia na forma, cor, linguagem e na navega��o

7 - Compatibilidade com o contexto

Heurísticas Erros classificados por gravidade ( Leve - Médio - Grave)
Visibilidade, sinalização e condu��o 5 - Estes links não parecem ter relação entre si 8 - As quatro buscas da página estão abaixo da rolagem e competem entre si, forçando o usuário a comparar uma com as demais, quando somente uma busca geral seria suficiente    
Legibilidade, est�tica e densidade 7- O corpo do texto padrão da página é pequeno demais para uma leitura confortável 4 - O rótulo "OK" no botão de acionamento muito próximo de uma interrogação. O usuário pode ficar confuso por alguns instantes diante dessa diagramação que foge aos padrões estabelecidos na Web 3 - Aqui a sigla USP é repetida quatro vezes, causando ruído desnecessário 9 - Parece redundante as duas caixas de busca por "Produtos e Serviços" na coluna central
Controle sobre as a��es 6 - O comprimento das caixas de busca são pequenos demais para permitir que o usuário visualize um busca composta      
Flexibiliza��o de uso 11 - Não há link para a página sobre as linhas de ônibus nem outras formas de contato próximos ao rodapé da página, onde está o endereço      
Preven��o de erros 10 - Os menu drop-down próximos aos campos de busca são t�o pequenos e tem tantas op��es que sua opera��o requer muita destreza com o mouse e não permitem ao usuário uma leitura rápida das possibilidades      
Consist�ncia 1 - Não há diferenciação visual consistente entre o que é clicável e o que não é. Na primeira linha cinza, os textos em branco abrem submenus, na linha amarela os textos não são clicáveis e na linha cinza, eles sãos clicáveis novamente e por aí vai      
Compatibilidade com o contexto 2 - Espelhamento da organização interna da instituição nas opções dos menus. Quem não tem uma boa noção dessa organização não navegará facilmente