Usabilidoido: Menu Principal

English Website


A cooperação motivada por zumbis: Experimento de dupla estimulação sobre motivação em jogos cooperativos

Zombicide caixa

A cooperação é uma atitude que ocorre quando indivíduos livremente convergem seus motivos individuais em motivos coletivos. Existem diversos jogos cooperativos que exigem que os jogadores formem motivos coletivos para ganhar, porém, ainda assim, alguns jogadores preferem agir de acordo com motivos individuais. A variante semi-cooperativa explora esse conflito e dá a possibilidade dos jogadores fingirem cooperar para ganhar. Devido à capacidade de emulação do conflito entre motivos individuais e coletivos, jogos semi- cooperativos oferecem uma situação propícia para observar a emergência da cooperação. Com o objetivo de compreender como a cooperação emerge em um jogo semi-cooperativo, essa pesquisa realizou um experimento de dupla estimulação com o jogo de tabuleiro Zombicide Black Plague. Modificando algumas regras do jogo, foi possível intensificar o conflito e tornar mais visível as interações dos jogadores de modo que pudessem ser registradas em vídeo. A análise das interações dos jogadores indicou que a ameaça de ataques zumbis motivou a cooperação mais do que as mecânicas cooperativas do jogo.

A cooperação motivada por zumbis: Experimento de dupla estimulação sobre motivação em jogos cooperativos [PDF] 7 páginas

Como citar

MOREIRA, Victor E.M.; AMSTEL, Frederick M.C. van. A cooperação motivada por zumbis: Experimento de dupla estimulação sobre motivação em jogos cooperativos. In: Anais do XVIII Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital, Rio de Janeiro, 2019.

Dicas

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou Instagram.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 29/09/2019

Palavras-chave

jogos    cooperativos    motivação    experimento    atividade    

Opções



Comentários




Comente.






(aguarde que é demorado mesmo...)


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato